icone do calendário 17/06/2024 icone de relogio 13h37
Saque-aniversário FGTS

O Saque-Aniversário do FGTS é uma modalidade que permite aos trabalhadores sacarem uma parte do saldo disponível em suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço anualmente, no mês de seu aniversário. 

Essa opção foi criada pelo Governo Federal como uma alternativa ao saque-rescisão, proporcionando maior flexibilidade ao trabalhador para utilizar esses recursos. Quer saber como funciona? Então é só prosseguir na leitura deste texto!

Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?

O Saque-Aniversário é opcional e o trabalhador pode aderir a ele a qualquer momento. Ao optar por essa modalidade, é importante que você saiba que está abrindo mão do direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de rescisão do contrato de trabalho, mas continua tendo direito à multa rescisória de 40%.

Os valores podem ser sacados anualmente, no mês de aniversário do cidadão, seguindo um calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, que define o período em que o saque estará disponível conforme o mês de nascimento da pessoa. 

O valor que pode ser retirado varia de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS de cada um. Existe uma faixa de percentual que aumenta conforme o valor do saldo, começando em 5% para contas com até R$500,00 até 50% para contas com saldo superior a R$20.000,00. 

Além do valor anual que pode ser sacado, o trabalhador também tem direito a um crédito complementar no caso de um eventual saque-rescisão, que corresponde ao valor que ele teria direito caso não tivesse optado pelo Saque-Aniversário.

Como aderir ao Saque-Aniversário do FGTS?

Para aderir ao Saque-aniversário é preciso acessar o aplicativo FGTS e consultar se há saldo disponível em conta e, além disso, contratar a opção antecipação do FGTS que atualmente diversos bancos disponibilizam e assim realizar a adesão à linha de crédito.

É importante destacar que podem aderir ao Saque-Aniversário todos os trabalhadores que possuam contas ativas ou inativas no FGTS. A adesão é voluntária e pode ser feita por qualquer pessoa que deseje ter acesso a uma parcela do saldo do FGTS anualmente, de acordo com as regras estabelecidas.

Quer saber mais? Clique no botão abaixo e confira o site oficial do Governo sobre a ação!