Quem pode solicitar o FIES?
O FIES é destinado a todos os estudantes que estejam matriculados em cursos superiores não gratuitos e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, e ter obtido uma média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.
Para solicitar o financiamento, o estudante deve possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, o que vale para o FIES. E, para a modalidade P-FIES, a renda familiar mensal bruta per capita deve ser de de três a cinco salários mínimos.
Como solicitar o FIES?
O processo de solicitação do FIES é relativamente simples. Primeiro, o estudante deve acessar o site do FIES Seleção e fazer a sua inscrição. Após fazer a inscrição, o candidato deve aguardar a divulgação dos resultados, que dará o direcionamento se ele foi pré-selecionado ou não. Caso seja pré-selecionado, o próximo passo é complementar a inscrição na plataforma do FIES.
Existem alguns documentos que devem ser apresentados para a validação das informações prestadas na inscrição, como: documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência), comprovantes de renda, comprovante de conclusão do ensino médio, entre outros.
Portanto, o FIES apresenta-se como um importante instrumento de democratização do acesso à educação superior, especialmente para aqueles estudantes que, mesmo tendo o desejo e o empenho necessários para cursar uma graduação, encontram-se impossibilitados por questões financeiras. Por isso, vale a pena explorar essa opção caso você se enquadre nesse grupo